Erros Alimentares

e sugestões para os corrigir

 

    Como comem os portugueses?

    A resposta a esta questão apresenta variantes consoante a situação económica, social e cultural e também conforme se trate do campo ou da cidade. A população rural tem uma alimentação mais saudável ao consumir mais azeite, pão e batata e menos carne, mas apresenta graves carências no consumo de leite e fruta. Nas cidades, relacionada com os horários de trabalho, a necessidade de comer fora ou à pressa e a oferta de comidas da moda, a alimentação é pior: abusa-se da carne, desprezando as leguminosas e a fruta.

    A alimentação portuguesa, tal como a tradicional dos povos mediterrâneos, era bastante equilibrada antes da 2ª Guerra Mundial. A partir daí tudo deu uma grande reviravolta para pior, com consumo excessivo de gorduras e baixo de alimentos vegetais fornecedores de complantix e antioxidantes, em resultado da importação de novas modas  alimentares. Apesar disso, a alimentação mediterrânica continua a ser mais saudável do que a do resto da Europa.

    De um modo geral são oito os principais erros detectados, segundo o Dr. Emílio Peres:

 

1º- ABUSO DE GORDURAS 2º- ESCASSEZ DE CONSUMO

DE PRODUTOS HORTÍCOLAS E FRUTOS

 

3º- REDUZIDO CONSUMO

DE LEITE E SEUS DERIVADOS

4º- EXCESSO DE DOCE

 

5º- ABUSO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS 6º- USO DE SAL A MAIS

 

7º- SALTAR REFEIÇÕES 8º- COMIDA EM EXCESSO

 

    A estes grandes oito erros alimentares, podem ainda ser acrescentado mais um, que tem a ver com a qualidade dos alimentos que ingerimos.

 

9º- MÁ CONSERVAÇÃO DOS ALIMENTOS

 

Voltar à página inicial