7º- SALTAR REFEIÇÕES
Os alimentos necessários para um dia devem repartir-se por várias refeições, para que os intervalos entre elas não sejam muito longos.
Não tomar o pequeno almoço e intervalar muito as refeições traz consequências de hipoglicemia (queda da glicose sanguínea), que podem ser variadas, acompanhadas ou não de quebras de tensão arterial: cansaço, esvaimento, cabeça oca, visão turva, transpiração excessiva, perda de força muscular, dores de cabeça, irritabilidade, modificações do comportamento, enjoos, vómitos, imprecisões de linguagem e de movimentos, etc. Todos estes sintomas passam rapidamente com uma bebida açucarada (água, chá ou café), mas melhor é evitá-los comendo na altura própria. É que isto obriga o organismo a dois balanços metabólicos desfavoráveis:
1º a partir das suas proteínas naturais tenta produzir alguma glicose que minore a hipoglicemia;
2º em consequência do valor energético das refeições que se fazem para compensar a hipoglicemia, armazena no tecido adiposo, transformadas em gorduras, as calorias que excedem as necessidades (“passar fome” pode engordar).
A hipoglicemia pode ainda provocar baixa de atenção na escola com
prejuízo para o aproveitamento, quebra de atenção, de eficácia e
segurança (o que reduz o rendimento no trabalho e na condução automóvel
e consequentemente aumenta o perigo de acidentes),
elevação do apetite que leva a debicar a toda a hora ou comer
demais na refeição seguinte.
As consequências finais são desnutrição proteica – perda do património muscular e da matriz proteica dos ossos, envelhecimento da pele – e aumento da gordura corporal. |
O pequeno-almoço, em especial, deve ser uma refeição completa, pois é a primeira refeição do dia, após um período prolongado sem ingerir alimentos, e antecede geralmente várias horas de trabalho intenso. Os nutrientes fornecidos pelo jantar da véspera já estão gastos e é preciso repô-los. Para que o pequeno-almoço forneça a energia necessária deve incluir leite ou derivados, pão e/ou cereais e fruta ou sumo. |
Conselhos
1º Não devemos sair de casa sem tomar um pequeno almoço substancial.
2º É importante comer merendas a meio
da manhã e a meio da tarde.