<<anterior

 

    12. Os frutos secos e secados são também alimentos saudáveis e, embora não substituam a fruta fresca, merecem ser incluídos na nossa alimentação. São ricos em fibras, proteínas, minerais e vitaminas, mas, não há bela sem senão, também são muito ricos em calorias.

    Os frutos secos, como as amêndoas, as nozes ou as avelãs, conservam-se bem sem qualquer tratamento, porque são naturalmente secos: apenas contêm 5% de água. Têm grande quantidade de gorduras (mais de metade do fruto), mas são insaturadas, não são nocivas para a saúde. São uma fonte de proteínas, de fibras e de cálcio, de potássio, de magnésio, de fósforo, de ferro e de vitaminas B e E.

    Os frutos ricos em água têm que ser secados se os quisermos conservar mais tempo. Ao secá-los diminui-se o teor em água e o volume dos frutos fica portanto mais reduzido. Por isso são frutos desidratados e concentrados. Isto significa que, para um peso igual, os frutos secados contêm 4 a 5 vezes mais fibras, minerais e oligo-elementos: potássio, magnésio, cálcio, ferro, etc. Contêm também mais vitaminas, excepto a C, que fica bastante destruída com a secagem. Mas são também 4 a 5 vezes mais ricos em açúcar.

    Tanto os frutos secos como os secados, uns devido ao elevado teor de gorduras, os outros ao de açúcares, não são indicados para quem queira manter a linha, mas de resto são muito bons para a saúde e ainda têm a vantagem de se conservarem durante muito tempo em boas condições.

 

Voltar ao menu anterior