3. Sector dos lacticínios

 

    Os alimentos deste sector são o leite e os produtos que dele derivam – os iogurtes, o queijo, as natas, etc.

    O leite é o alimento mais saudável e completo, não só pela qualidade das suas proteínas, como pela quantidade de outros nutrientes que contém. De facto o leite fornece ao organismo todos os nutrientes, quase nas proporções ideais.

    É neste grupo que se encontram as proteínas mais saudáveis e completas. Uma alimentação rica de produtos lácteos é de muito melhor qualidade proteica, o que torna possível a redução do consumo de outras proteínas. Isto é benéfico para a saúde e para o porta-moedas, pois respeitando as proporções indicadas na roda dos alimentos, a quantidade de proteínas necessárias satisfaz-se com meio litro de leite, um ovo e apenas 100 a 125 gramas  de carne ou peixe, enquanto que sem ele é necessário um ovo e 330 gramas de peixe ou carne. Além disso as proteínas dos produtos lácteos são de melhor qualidade para o organismo.

   Outra razão porque devem ser preferidos à carne é o custo ecológico: são produtos que se aproveitam sem ter de abater um animal.

    Uma outra razão ainda para o seu consumo frequente tem a ver com a sua riqueza em cálcio.

   Para além do leite, as hortaliças também contêm cálcio, mas como o seu aproveitamento exige condições favorecedoras de absorção e metabolismo, pode afirmar-se que sem leite ou os seus derivados completos – iogurte, queijo e requeijão – não se estabelece facilmente um balanço positivo de cálcio, e como consequência, surge a dificuldade em existirem ossos e dentes saudáveis.

   A terceira razão para o consumo de leite e/ou seus derivados é a sua riqueza em vitaminas  B2 e A, esta última só presente nos produtos gordos ou meio-gordos.

    O leite pode ser comercializado como: directo da vaca; ultrapasteurizado e pasteurizado nas variedades gordo, meio-gordo ou magro; em pó e condensado.

    O queijo é um alimento de fácil digestão, há que atentar apenas na gordura que fornece. A título de exemplo, um queijo cujo rótulo indica 45%, fornece 23% de gordura; um de 30%, 14%; um de 20%, 7,5%.

    O iogurte constitui a forma mais interessante de consumir leite em todas as idades: é muito fácil de digerir e regulariza a flora intestinal. Vendem-se iogurtes com e sem aditivos, com e sem  açúcar, gordos, meio gordos e magros... é só uma questão de ver o rótulo e escolher.

 

Voltar ao menu anterior