Nota:

    A este respeito as opiniões não são unânimes: estudos recentes vieram demonstrar que o leite, além de não ser assim tão benéfico para a nossa saúde, pode ser até prejudicial, provocando alergias, asma, otites, infertilidade e impotência, agressividade, problemas gastrointestinais, etc. E nem sequer precisaríamos dos dados científicos se utilizássemos o bom senso: qual é o outro animal, além do homem, que continua a beber leite depois de desmamado? A lactose, que é um açúcar simples contido no leite, para ser digerida necessita de uma enzima produzida nos intestinos chamada lactase. Essa enzima só é produzida até aos dois, ou, no máximo, até aos quatro anos de idade, isto é, durante o período da amamentação.

    E porque devemos alimentar-nos com um produto que foi concebido pela natureza para alimentar bezerros? A proteína do leite da vaca e a do leite humano são diferentes: à primeira é dado o nome de caseína e à segunda o de lactalbumina. Esta, embora exista em menor quantidade no leite humano do que a caseína no de vaca, é de muito mais fácil digestão e assimilação. A caseína coagula com frequência, provocando problemas digestivos e diarreia.

    Quanto ao cálcio, alimentos como os vegetais verdes de rama têm cálcio suficiente para satisfazerem as necessidades humanas diárias. Sobretudo porque nesta questão o mais importante é a forma como o assimilamos, mais do que a quantidade. “Estudos recentes indicam que a forma como metabolizamos o cálcio está directamente relacionada com a quantidade de proteína animal que ingerimos. Assim, uma alimentação com elevado teor de proteína animal, como é a alimentação moderna, afecta o metabolismo do cálcio, fazendo com que este mineral seja eliminado através da urina ou utilizado para neutralizar uma condição sanguínea mais ácida provocada pelo excesso de proteína. A resposta para a osteoporose seria então uma alimentação com muito menos proteína e não necessariamente uma ingestão maciça de cálcio.”* É interessante notar que a maior incidência de osteoporose é precisamente em países onde se consomem mais lacticínios.

    Se tudo isto não chega para fazer reflectir se o consumo de leite traz ou não benefícios, é conveniente considerar o modo como o leite moderno é tratado e a maneira como os animais são alimentados e medicados ( uso e abuso de antibióticos). Nos EUA foi feita a experiência de alimentar bezerros com leite comercial de vaca. Morreram todos algumas semanas depois...


*  Excerto de “Leite, o alimento perfeito?”  por Francisco Varatojo.

 

Voltar atrás