Free Web Site - Free Web Space and Site Hosting - Web Hosting - Internet Store and Ecommerce Solution Provider - High Speed Internet
Search the Web

 

As necessidades alimentares

    Todos os dias o organismo humano sofre, pelo seu funcionamento, uma perda considerável de matéria: 2800g de água (1300g eliminados por via urinária, 500g pela transpiração, 500 pelas fezes e o restante pelos pulmões); mais de 30g de sais minerais; 920g de dióxido de carbono; 16g de azoto. A ingestão de alimentos permite compensar esta situação e assegurar o funcionamento do organismo, reparando as perdas celulares que ocorrem constantemente – as células intestinais vivem apenas de 3 a 5 dias, as do fígado de 8 a 10 dias, os glóbulos vermelhos 120 dias... Fornece também a energia despendida em calor e em trabalho e a que é necessária para o crescimento.

    Os alimentos são constituídos por substâncias variadas a que se dá o nome de nutrientes, que o organismo utiliza nas suas actividades vitais. Esses nutrientes podem ser substâncias minerais, como a água e os sais minerais, e compostos orgânicos: proteínas, glícidos, lípidos e vitaminas.

 

Voltar ao menu anterior